segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lobo de Mesquita


Emerico Lobo de Mesquita foi um dos compositores mais importante de sua época. Seu nome foi registrado, no dia 26 de dezembro de 1774, no livro de pagamento da Câmara do Serro, segundo esse registo Mesquita recebeu um pagamento por uma música feita para as quatro festas anuais da vila ( GUIMARÃES, 2012, p. 17 ).
O seu nome ter sido registrado no livro de pagamento da Câmara, sugere que ele já possuía, nessa data, uma grande experiência musical. Sua fase mais criativa coincidiu com as atividades no Serro e em Diamantina. Vários documentos autógrafos encontrados mostram grande produção de Emerico entre 1778 e 1803 ( GUIMARÃES, 2012, p. 18 ).
Uma obra importante de Emerico Lobo de Mesquita é seu Te Deum em Lá menor ( número 134 ), do Catálogo Temático do Acervo de Manuscritos ( Coleção Francisco Curt Lange ). Esse é o único Te Deum dele que foi apresentado recentemente em salas de concerto e também foi o único a ser gravado. Esta obra foi escrita para coro ou quarteto vocal SATB, primeiro e segundo violinos, viola, trompas e baixo contínuo; está dividida em 14 movimentos alternados com cantochões ( PIRES, 2010, p. 39 ).
Pires ( 2010, p. 38 ) afirma que as execuções da obra, nas últimas décadas, e as duas gravações existentes basearam-se numa “restauração” feita por Francisco Curt Lange na década de 1950, considerada bastante questionável de acordo com os padrões atuais de edição de obras antigas, visto que “corrige” notas e inclui indicações de dinâmica, intensidade e, até, arcadas, sem mencionar que foram alterações do revisor.
Pires ( 2010, p. 38 ) informa também que além dos problemas editoriais, o uso de somente um conjunto de manuscritos copiados no século XIX como fonte da transcrição, conforme declarado pelo próprio Lange, na capa, reduziu a possibilidade de se obter um retrato mais fiel às intenções do compositor.
A afirmação de Pires nos faz entender como a musicologia no Brasil ainda precisa melhorar. Somente quando melhorar a pesquisa na área de música e outros trabalhos de restauração forem feitos é que poderemos ter um conhecimento mais profundo sobre as obras musicais brasileiras criadas durante o período colonial.

PIRES, Sérgio. O Te Deum (em lá menor) de Lobo de Mesquita (1746?-1805). Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 39-54, 2010.


BÉHAGUE, Gerard. Música mineira colonial à luz de novos manuscritos. Barroco, Belo Horizonte, n. 3, p.15-27, jul. 1971.

NEVES, José Maria. José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita - O mais expressivo compositor da musica colonial mineira.  

GUIMARÃES, Maria Inês JUNQUEIRA.José Emerico Lobo de Mesquita. Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro. Fapemig. Disponível em: http://www.cultura.mg.gov.br/pamm/vol1/arqs/compositor.pdf (acessado 15.04.2012).

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